24 de setembro de 2014

Resenha: Legend, de Marie Lu


Legend #1
Autor: Marie Lu
Editora: Prumo
Páginas: 256
Gênero: Distopia, ação
Nota: +

De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

 Não tinha jeito melhor de matar a saudade de distopias que ler esse livro magnífico! Tudo ocorre num mundo futurista, onde Day é o criminoso mais procurado da República e June é um grande prodígio. A partir disso já da pra perceber que o livro é sensacional.

 Quero logo falar do que mais me agradou, que sem dúvida foi a narrativa, que é em primeira pessoa, narrada capítulo por June, capítulo por Day. Nunca tinha lido nada narrado por mais de um personagem, e essa foi uma pegada muito inteligente da autora, durante o livro podemos acompanhar dois personagens tão diferentes, em lados diferentes da história, e o modo com que se encontram. Além disso a narrativa é super dinâmica, o tempo todo tem algo acontecendo, o livro não para.

 Os personagens são muito bons também. É difícil dizer que existe um protagonista, por mais que a June passe mais tempo narrando o livro que o Day. Gostei da personalidade de todos, principalmente do Day, e nem sei ao bem explicar o porque, ele é inteligente e habilidoso como a June, mas ela foi criada de uma maneira a acreditar que a República é perfeita, e custa a ela perceber o que realmente acontece ao seu redor.

 O romance do livro se desenvolve bem em meio a tanto caos, e não deixa que a história perca aquele romance bom de ler, e que te deixa ansioso. Porém você deve se perguntar. o que há de novo em Legend? Já não cansamos de ver um futuro onde o governo autoritário precisa urgentemente ser combatido, e que em meio disso dois protagonistas se aproximam? Sim, não existe nada de novo na ideia da história, somente elementos novos.

 Mas oque encanta mesmo em Legend é que nada sobra e nada falta, você não tenta apressar a leitura nem deixá-la mais lenta. Esse livro tem o melhor ritmo distópico que eu já acompanhei. Então quem ama e ação distopia tem que ler. Ação é oque não falta. Eu o fechei, já querendo o próximo.

"Cada dia significa novas 24 horas. Cada dia tem que dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume em um dia após o outro."
 Quanto a edição, está de parabéns. A capa é feita muito bem. O espaçamento é ótimo, a margem, o tamanho das fonte, tudo. Também no canto das páginas tem um efeito "sujo" que é muito bem feito, não tenho nenhuma reclamação. Pena que o livro é super fino.








Post feito por: Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário