5 de setembro de 2014

Resenha: Correr ou Morrer, de James Dashner

Maze Runner #1

Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 428
Gênero: Distopia, ação
Nota: ★+

Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 

 Nossa, eu estou com dificuldade pra escrever sobre esse livro. Acho que gostei tanto que to com medo de acabar sendo mais um fã doido que um crítico, mas vamos lá.

 Nós começamos o livro com o Thomas em um elevador que sobe, sobe, sobe e sobe. Ele não tem memória, chega na clareira, onde existem muito mais garotos que também perderam a memória antes de entrar ali. Depois da chegada de Thomas tudo sai dos padrões normais da clareira, e ele pode ser o responsável.

 Eu tive receio de ficar meio perdido nesse livro, porque nenhum personagem tem memória, ninguém sabe de nada muito útil pra sair dali, então eu acabei ficando meio que ansioso. Não vou dizer que eu fiquei perdido, porquê o tempo todo tem coisa acontecendo e novas informações chegando, mas acontece que nada leva a lugar nenhum, nenhuma informação parece ajudar outras, e eu gostei disso, achei inteligente da parte do autor, deu uma grande dose de suspense ao livro.

 Além do suspense nós temos aventura o tempo todo, tipo, o tempo todo mesmo. Não teve um momento que eu tive vontade de passar algumas páginas a frente porquê foi extremamente raro o tempo em que o autor me deixou nos sentimentos dos personagens ou em algum diálogo parado.

 Os personagens são muito bons, mas são todos homens com exceção de apenas uma mulher que não é muito presente, mas isso não me atrapalhou. O Thomas se destaca pois é o protagonista, mas não sai sendo o fodão, os outros meio que "baixam o bola" dele. Tem personagem chato, engraçado, e tudo, foi simplesmente ótimo.

 O romance, bom, não tem. Nós temos uma leve sensação de que em um próximo livro quem saiba possa ter, mas aqui não e muito praticado não, até achei meio desnecessário a parte de romance que temos aqui, mas não sei o que esperar do próximo livro quanto a isso.

 Esse livro podia ser em primeira pessoa, porquê nós ficamos o tempo todo com o foco no Thomas, mas ficou muito bom desse jeito, é que eu tenho uma leve preferencia. A escrita é muito boa e simples, nada cansativa.

 Esse livro é mais pra quem gosta de ação mesmo, não tem momento agua morna nem momento romance adolescente, aqui tudo é rápido, tudo é voraz, tudo é runner.

 Eu gostei bastante da edição, a arte da capa é bonita e temos letras laminadas na frente e na lombada (que não somem com o tempo), falando em lombada eu gostei muito da disposição da lombada desse livro. A diagramação é ótima, letras medias, boa margem e espaçamento, a editora mandou bem!

 Estou louco pelo próximo, mal posso esperar. E vem filme por aí, ainda esse mês!





Post feito por: Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário