20 de junho de 2014

Resenha: A Pirâmide Vermelha (As Crônicas dos Kane #1), Rick Riordan

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Gênero: Fantasia, Ação
Nota:

Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Enquanto Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão viajava pelo mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Julius Kane.
Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas.
Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.

 A Pirâmide Vermelha é ação, é luta, é fantástico. No livro, temos Sadie e Carter Kane narrando sua incrível aventura, de uma forma fácil, nada enjoativa e muito engraçada. Eu já ouvi muito falar que os livros do Riordan são engraçados e eu sempre tive medo de ser aquelas piadinhas bobinhas, mas não, é realmente engraçado. Minha primeira experiencia com o autor foi muito agradável, como eu já disse, a escrita é boa, flui rapidamente e eu nem percebi o tempo passando.

 Eu nunca tive muito interesse por mitologia grega ou romana, mas a egípcia sempre me chamou atenção, então por isso que eu comprei o livro. Tinha medo de o autor distorcer fatos da mitologia mas ele não o faz durante o livro. Até onde eu sei, ele foi completamente leal aos verdadeiros mitos egípcios e tem até uma nota do autor no fim do livro, falando sobre isso.

 Gostei bastante dos personagens, principalmente dos irmãos Kane. Nós nos apegamos bastante aos irmãos porque como eles estão gravando/narrando a história é natural que tenhamos um costume maior com eles. Fora eles, existem os deuses e magos da história. Eu simplesmente adorei todos os deuses, todos mesmo, sem exceção. Quanto aos magos, todos também são bons, mas me irritaram com mais facilidade.

 Se eu tivesse que apontar os defeitos do livro, e justificar o porque dele não estar entre meus favoritos, eu só teria um argumento. A insuportável semelhança com Percy Jackson. Eu realmente não sei o porque de tanta coisa parecida, e olha que eu nem li os livros do Percy, e mesmo assim eu notei as semelhanças. Comecemos por os sonhos/visões que o Percy tem que os irmãos Kane também tem, tudo bem, não é da mesma maneira mas é parecido. Também sei que muitos dos livros do Percy tem os seguintes acontecimentos: Problema > Ajuda de um deus > Problemas > Problemas acabados, ou pelo menos, por enquanto. Já vi pessoas reclamarem disso, e não curti essas e outras semelhanças.

Quando à edição, não tenho reclamações. O título e a lombada tem letra laminadas, que somem com o calor da mão, então tome cuidado pra não acontecer o mesmo que aconteceu no meu.




 A diagramação é excelente, as letras são grandes e agradáveis. Quando necessário, símbolos e hieróglifos são representados. Concordemos que o livro vale a pena.



Obrigado por lerem.

Post feito por: Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário