29 de março de 2014

Resenha: O Teorema Katherine, John Green

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Gênero: Jovem adulto (YA)
Nota:
Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Resenha

 Mais uma vez John Green da um show com sua escrita única. Eu já havia gostado de A Culpa é das Estrelas, mas a escrita dele aqui é tão boa quanto. A linguagem jovem com gírias palavrões e tudo é ótima. Ele mantém um ritmo diferente dos demais autores, um ritmo um pouco mais acelerado, e eu gosto disso.

 Eu vi muitas criticas sobre esse livro, positivas e negativas, e em sua maioria negativas. Muita gente alega que esse é o trabalho mais fraco do autor, e não me vejo no direito de julgar, pois só li dois livros dele. Mas eu não posso negar, gostei de muita, muita coisa aqui, como personagens e a trama diferente.

  Sobre os personagens, o que eu mais gostei foi qual normalmente mais desagrada, que é o Colin (protagonista). Ele é muito nerd, metido a sabichão, e acho que foi por isso que eu gostei dele . Sempre sabe sobre tudo, e tem essa maniazinha com as Katherine's. O Hassan é o típico melhor amigo hilário, que todo mundo gosta, e que deu um ar engraçado, serio, qualquer um vai rir muito com ele. O resto dos personagens são muito bem construídos, muito mesmo.

 Tudo pareceu muito bom muito legal, mas existem coisas que me irritaram aqui, por exemplo, o próprio Teorema. A ideia dos terminantes e terminados é boa e tal, só que chega uma parte que é insuportável as tentativas do John Green de explicar o Teorema, a álgebra, e as vezes que o Colin fica recordando sobre as Katherines.

 Romance, romance mesmo aqui não tem. O máximo de romance são as partes que ele lembra da Katherine,  e ai, só no finzinho que ele acaba vivendo um namoro. Algo que eu não senti falta, foi o romance presente, ficou bom desse jeito, sem nada meloso e cansativo. 

 De modo geral, eu gostei. Foi o melhor dele pra mim até agora, e recomendo principalmente pra quem tem um lado nerd dentro de si.

Escrito por: Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário