15 de fevereiro de 2014

Resenha: Anjo Mecânico (As Peças Infernais #1), Cassandra Clare

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Gênero: Fantasia, Steampunk
Nota: ★+

Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 


Resenha

 Impressionante como a Cassandra Clare se superou. Esse livro é maravilhoso do começo ao fim, e superou todas as minhas expectativas,  ja que eu nunca tinha lido nada steampunk nem que ocorresse no século XIX. 

 A escrita do livro é a melhor da Cassandra Clare até aqui, nota-se o desenvolvimento dela. O enredo é bom demais e é impossível parar de lê-lo. A criatividade dos fatos e dos seres daqui é perfeito, por mais que ocorra no mesmo universo de Os Instrumentos Mortais, aqui você encontra muita coisa nova. Até mesmo mistério e suspense tem.

 Tudo é bem mais maduro nessa série, e acho que é por causa da época em que ocorre. Os personagens são muitos maduros e as vezes é difícil pensar neles adolescentes. O clima do drama entre eles (quando ocorre) é bem mais pesado que nos demais livros da autora. 

 Os fatos são extremamente bem organizados, sem falhas. A ação não é uma coisa que ocorre o tempo todo, tem pedaços que tudo se foca nos problemas e no que os personagens estão sentindo, mas de uma visão geral, tem bastante ação sim.

 Como ja disse, os personagens daqui são mais maduros, mas eles são ótimos. A protagonista, Tessa Gray, enfrenta muitos problemas durante o livro, mas ela é muito corajosa. Notei que ela tem um pensamento machista, que se explica pela época da história. Eu me identifiquei muito com ela porque ela é uma leitora fanática e expressa demais seu amor por livros. Will Horandale não me agradou muito, ele é o típico bad boy, só que muito grosso, e as vezes, muito irritante, mas existe algum trauma que ele esconde atras desse escudo insuportável. Jem Carstairs é extremamente gentil e paciente, é muito agradável ler suas partes e eu gostei muito dele, mas o passado desse é muito misterioso. Os secundários ganham muito valor assim como os outros livros da autora.

 O triângulo amoroso que ocorre sobre os três personagens que eu citei acima, pra mim, lendo apenas esse livro tive uma impressão bem obvia de com quem Tessa vai ficar. Eu prefiro o estilo do Jem, mas Will tem seu charme.

 Aconselho lerem por ordem de publicação, ou seja, começar pelos tres primeiros volumes de Os Instrumentos Mortais pra depois vir ler esse livro, pois a introdução ao mundo das sombra é melhor lá. 

Escrito por: Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário